quando o jornal avisou que Galeano partiu

Em 2015 ainda parece difícil escrever: casa nova, dois empregos, um bocado de medos, cicatrizes, silêncios tais. Mas hoje (sim, acontece que logo hoje) despediu-se Galeano, notícia que veio logo nos primeiros minutos da manhã sonolenta. Lá fora tinha um céu azul. Pelo verde da escola corriam em algazarra as crianças da minha pequena américa latina. Não sei o que em Galeano me leva às minhas crianças. Não sei o que nos meus pequenos me traz à essa tela. Não sei de nada.Tão pouco da morte ou da vida, e talvez, por assim dizer, é que tenho vontade de chorar as notícias que sempre me chegam durante o café e que amargam (enquanto do canto do olho escorre água e sal).

O mundo escurece um pouco mais quando de despede um  contador de histórias. O mundo por um instante se desimagina. Apagam-se estrelas quando partem Eduardo Galeano, Manoel de Barros, García Marquez, Saramago. Transfigurados para as páginas onde os guardaremos, o mundo se esvazia. Quem nos contará novas histórias sementeiras de futuro? De que voz nascerão as metáforas capazes de viver o presente? Quem guiará nossos pezinhos já cansados de caminho por atalhos de um novo ontem?

Nós que ficamos, poeira estelar, pedacinhos finitos de um infinito sem igual, fechamos e abrimos os livros, ensimesmados, sozinhos, e esperamos que a voz (do além) chegue ao pé do ouvido num acalento. Tiramos a poeira da lombada, relemos os títulos, prefácios, fotos na orelha, epígrafes, em busca de não deixar ir esses a quem amamos e juramos conhecer profundamente. A despedida dói. Se esvai o pulsar da vida, a energia vital, a presença compartilhada no planeta. E morremos um pouco mais, juntos, e desejamos que os jornais de amanhã nos desmintam. sonhamos um mundo no qual os poetas durem para sempre.

Anúncios

Um comentário sobre “quando o jornal avisou que Galeano partiu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s